Projeto Político Pedagógico

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Pra este final de tarde, esta produção textual de mais um aluno da escola AOG.

GÊNERO: MEMÓRIAS
PROFESSOR: MARCOS
ALUNA: FLÁVIA LUIZA RAPOUSO DA CONCEIÇÃO
TURMA: 8º01 TARDE

MOJU, ANOS ANTES
Moju era uma cidade bem pequena com poucos habitantes e ruas, não existiam tantos bairros como tem hoje, as ruas eram bem estreitas e não eram asfaltadas.
Escolas tinham duas, hospital só tinha um, era uma cidade pouco desenvolvida e sem recursos para ir em outra cidade, as pessoas tinham que atravessar de barcas, porque não tinha a ponte que tem hoje, as pessoas naquele tempo viviam mais felizes porque não tinha tanta violência que hoje tem na nossa cidade.
Com o passar dos anos a cidade ficou mais popular e grande, hoje tem muitos bairros, escolas, ruas e avenidas. Hoje, temos a nossa ponte com ela ficou mais fácil de se locomover para outra cidade, veio também muitas empresas que naquele tempo não tinha, hoje, as pessoas tem mais trabalho e a violência vem aumentando cada vez mais, é isso que eu tinha pra dizer de Moju.

Flávia Luiza Rapouso da Conceição.

Projeto Rádio Escolar AOG: Instrumento de ensino e aprendizagem de valores educacionais para a vida.

Projeto elaborado pelos professores colaboradores Amerinei Ferreira da Silva, Geriane Afonso Mendonça e Marcos Adalberto Paes de Moraes, que tenta promover através desse meio de comunicação a veiculação de: notícias, orações, recados, músicas, dias comemorativos e outros informes aos discentes e docentes da Escola Antônio de Oliveira Gordo.

 Justificativa:
A Rádio Escolar AOG: Instrumento de ensino e aprendizagem de valores educacionais para a vida é um projeto que surgiu no ano de 2015, após a conclusão da oficina realizada na rádio através do Programa Mais Educação, o qual possibilitou a Escola Antônio de Oliveira Gordo (AOG), a contemplação dos instrumentos e instalação da rádio escolar no ano de 2014.
Após a realização da oficina do programa Mais Educação, a Rádio Escolar AOG, passou a ser utilizada diariamente pela diretora da Escola professora: Ellen Lucy, que aproveitando a instalação de caixas de sons em todas as salas de aula, passou a utilizar a rádio para realizar a organização de entradas dos alunos por turno, para dar as boas vindas e consequentemente a realização de leitura e reflexão bíblica da palavra de Deus, fazendo desse primeiro momento de aula, um momento dedicado à reflexão diária de valores e respeito aos ensinamentos de Deus. Tal iniciativa se tornou referência desta instituição de ensino, pois é um dos momentos mais importantes de ensino da escola.
Além do momento de reflexão e oração realizado no inicio das aulas pela rádio, a partir do 2º semestre letivo de 2016, pretende-se também usar a rádio no intervalo do recreio, numa proposta educativa de comunicação e informação a ser utilizada pelos alunos, orientados pelos professores tutores, com intuito de fazer do recreio um momento educativo realizado pelos alunos.     
E neste contexto podemos destacar a rádio como um veículo de comunicação de grande atuação social, pois através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, culturais e econômicas tem acesso a informação e ao entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na construção de conhecimentos. Na escola, a rádio poderá ampliar a comunicação entre o corpo discente e o docente para a comunidade escolar. Dessa forma, concretizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio de estratégias tais como: uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a construção de conhecimento, incentivar a criatividade dos educandos, além de possibilitar o trabalho em equipe e uma aprendizagem colaborativa, em divulgar: notícias atuais, orações, recados, músicas, dias comemorativos e etc.
Neste ínterim, a implantação da rádio na escola visa proporcionar um diálogo verdadeiro, um pensar crítico, uma troca entre emissor e receptor, uma vez que os educandos irão fazer essa permutabilidade de papéis.
O processo de ensino-aprendizagem não pode mais considerar a educação baseada unicamente na lógica da linguagem escrita. O rádio, a televisão, os jogos eletrônicos e a internet fazem parte da vida dos estudantes.  Seus conteúdos exercem poder de influência cultural nos modos de agir e nos valores defendidos. Tornar o espaço educativo atrativo ao público infantil e jovem requer repensar a educação, oferecendo novas alternativas para que os indivíduos possam interagir e se expressar.
 Sendo assim, a Escola Antônio de Oliveira Gordo sente a necessidade de trabalhar, na prática, com a informação através do projeto com a Rádio na Escola, para que os alunos e professores possam se aperfeiçoar no conhecimento e uso das mídias de modo a perceberem criticamente os valores que ela representa na sociedade de hoje.

Objetivo Geral:
Utilizar a Rádio Escolar AOG como uma ferramenta educativa de comunicação e informação, possibilitando a toda comunidade escolar presenciar momentos de reflexão de valores importantes para a vida, assim como melhorar as relações e atitudes de boa convivência no ambiente escolar.

Objetivos Específicos:
- Exercitar a oralidade, a escrita na elaboração e apresentação das notícias, para que os educandos possam desenvolver com clareza suas ideias.
- Transformar o intervalo de aula em um momento mais prazeroso e animado, com atividades educativas e informações.
- Promover reflexões e orações diárias antes de iniciar as aulas.
- Incentivar os discentes à pesquisa, para que os mesmos possam se informar e informar.
- Divulgar eventos e datas comemorativas.
- Informar para formar.

Procedimentos:
Fazer uso da Rádio diariamente para a realização de momentos de reflexões e orações, avisos e informações pertinentes às atividades educativas da escola.
A Rádio ficará à disposição de qualquer aluno ou professor, dentro de horário próprio e adequado seu uso para fins educacionais, sendo necessária a prévia organização junto com a coordenação da escola.

Etapas e ações:
- Levantamento e instalação de materiais (equipamentos de som e o local onde a rádio poderá ser instalada) para o funcionamento de uma rádio escolar;
- Levantamento de parceiros interessados em aderir ao projeto;
- Realização das orações diárias, antes do inicio das aulas de cada turno;
- Definição dos dias que as turmas coordenaram a rádio escolar;
- Cada turma terá sua equipe de organização para a rádio, em que ficará responsável pela utilização e informações a serem transmitidas nos seus respectivos dias de utilização;
- Escolha dos temas que serão abordados na rádio;
- O tutor da turma ficará responsável pela revisão geral do material (notícias, músicas, reflexões e etc.) utilizado pela equipe de educando, nos seus respectivos dias;

- Concurso para escolher o nome da rádio;
A entrega do Certificado de Menção Honrosa da Olimpíadas de Matemática (OBMEP) dos alunos Gabriel Paz Alencar e Carlos Expedito Alencar Soares.

Gabriel Paz Alencar, aluno do 8º02 Manhã.(Menção Honrosa de 2015)

Carlos Expedito Alencar Soares, aluno do 9º01 Tarde. (Menção Honrosa de 2014 e 2015)

Nosso Coral de Libras participando da 3ª Caminhada em prol do Dia do Surdo (26/09) em Abaetetuba-Pará, organizada pelo grupo GELIBRAS (Grupo de Estudos de Libras) e ADEMA


Coral de Libras "Mãos que cantam e Encantam", no momento da caminhada.

.
Momento da apresentação







E nosso dia não poderia ser diferente. Mais uma produção textual de nossos alunos.

Gênero: Poema 
Professora: Rosinete
ALUNO: JOÃO VICTOR GUILHERME OLIVEIRA DE SOUZA
TURMA: 6º02M

Nossa cidade de encantos.
Quantos?

Conhecem os teus recantos.
Ruelas que te dão vida.
Belas escadinhas escondidas.
Todas de calçadas polidas
tão queridas!

O respeito é tão bonito
Bem quisto na sociedade
Apaixonado pela vida
Amor pela minha cidade
No sorriso das crianças
Vejo a luz da eternidade.

Lá tem apartamento
com muito vento,
essa é minha cidade,

minha comunidade.

João Victor

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (RESUMO)
      No ano de 2008 a escola Antônio de Oliveira Gordo deu inicio a um de seus maiores desafio na época, a elaboração do Projeto Político Pedagógico, o qual possibilitou discutir coletivamente os problemas administrativos, estruturais e pedagógicos vivenciados naquele momento, assim como o processo avaliativo, o currículo, conselho escolar, e outros importantes fatores educacionais que precisavam ser refletido por toda comunidade escolar, a fim de elaborar coletivamente os objetivos e as ações para que tais problemas pudessem a vim serem solucionados, dando uma direção de organização a esta instituição de ensino. No ano de 2010, após dois anos de intensa discussão, estudo e produções coletivas, tivemos a conclusão deste projeto, o qual passou após sua conclusão a nortear as ações desta instituição de ensino.    

GESTÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇ6ÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ANO 2008:

NOME DO FUNCIONÁRIO
FUNÇÃO


01

Edinaldo Farias Costa

   Diretor

02

Vânia Maria do s. Rodriguês Barros

Vice Diretora


03

Angenoura  do Socrorro Saraiva Gordo

Vice Diretora

04

Geriane Afonso Mendonça

Coordenadora Pedagógica

05

Josilene Moraes Quaresma

Coordenadora Pedagógica

06

Raimundo Santos Nahum

Coordenador Pedagógico
 
                 
DOCENTES COLABORADORES DESTE PROJETO:

NOME DO PROFSSOR(A)
FUNÇÃO
DISCIPLINA


01

Aderson da Silva Feio

Professor

Matemática

02

Angenete do Socorro G. Costa

Professora

Português

03

Creuza Lopes

Professora

Ensino Religioso

04

Cristina Machado Alves

Professora

Inglês

05

Cosme Gomes

Professor

Geografia

06

Eduardo Gonçalves Baia

Professor

C. F. B

07

Francisco Sebastião P. dos Reis

Professor

Inglês

08

José Carlos R. Costa

Professor

Est. Amazônico

09

José Trindade Rodrigues (André)

Professor

Português

10

Kelly Maria O. Nonato

Professora

C . F. B

11

Luciane Aires dos Santos

Professora

História

12

Marcelo de S. Texeira

Professor

Arte

13

Marcelo Moraes Pantoja

Professor

Matemática

14

Marcos Amaral de Souza

Professor

Português

15

Maria Cleonice da Silva Ramos

Professora

Português

16

Maria Firmina Pantoja de Oliveira

Professora

Matemática

17

Maria Lucenila da Costa Correa

Professora

Português

18

Maria Maciel Corrêa

Professora

Matemática

19

Nilton Rodrigues da Cunha

Professor

Ed. Física

20

Nívea Cilene de Lima Pantoja

Professora

Arte

21

Olavo Santos Conceição

Professor

História

22

Raimundo N. Lobato de Souza

Professor

Inglês

23

Robson da Silva Castro

Professor

Matemática

24

Ronaldo da Silva Cardoso

Professor

Matemática

25

Rosinaldo M. da Silva

Professor

C. F. B

26

Rosinete Tereza Lobato

Professora

Portug / Inglês

27

Udimar José Gomes Pereira

Professor

História

28

Ubirajara Gomes Pereira

Professor

Geo/Est. Amaz

29

Vita Helena da S. Santos

Professora

Hist /Est. Amaz

30

Waldenise Maria Moraes Souza

Professora

Informática

                      
                        
FUNCIONÁRIOS DE APOIO COLABORADORES DESTE PROJETO:

NOME DO FUNCIONÁRIO
FUNÇÃO


01

Josemara Fernandes Rodrigues

Secretaria

02

Alcirene  de Souza Barbosa

Serv. Gerais

03

Célia Corrêa de Macedo

Ag. Adm.

04

Danilson de Jesus dos Santos

Servente

05

Gregório da Cruz da Silva

Ag. Adm

06

Luciene de Souza Pinheiro

Aux. Secrt.

07

Lindalva dos Santos Pantoja

Servente

08

Lucimar da Silva C. Rezende

Servente

09

Lucilene Santos de Lima

Aux. Ser. Gerais

10

Luiza dos Santos Pereira

Aux. Ser. Gerais

11

Marcele Rose e S. da Silva

Ag. Adm

12


Maria Raimunda Lima Pantoja

Servente

13

Rosilene Maria C. Carvalho

Aux. Secrt.

14

Rosa Maria da Silva Santos
Coordenadora de Disciplina

15

Tatiana Pimentel Conceição

Servente

16

Zelina Serrão Carvalho

Servente

17

Dorotília (Dona Dir)

Servente

APRESENTAÇÃO

      Este Projeto foi pensado, discutido e elaborado, tendo como base os anseios de se construir passo a passo um espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade  mojuense de acordo com as leis vigentes da educação brasileira como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e os Referenciais Curriculares.
      O Projeto Político Pedagógico é a identidade da Escola, ele ajudou a organizar a administração e a democratizar as decisões da instituição escolar. Nele a comunidade escolar poderá definir as metas e o que precisa ser feito para alcançá-las. Com o Projeto cada decisão tomada pela escola é política e pedagógica: currículo escolar, horário de aula, formas de avaliação, organização da unidade escolar, orientação e capacitação dos profissionais envolvidos no trabalho escolar, medidas para que os alunos atinjam um bom desempenho. As formas utilizadas para a criação do projeto estão diretamente ligadas à gestão escolar com participação coletiva e é um exemplo de democracia e cidadania, que deve fazer parte da realidade do trabalho escolar desenvolvido nas instituições de ensino.
      As discussões para elaboração do Projeto Pedagógico da Escola Antonio de Oliveira Gordo, iniciaram-se no planejamento do ano de 2008, quando foi apresentado e discutido a importância do projeto pedagógico para a organização do espaço escolar em todos os aspectos, no âmbito administrativo com base numa gestão democrática, no âmbito pedagógico em termos de elaboração de projetos de ações que visem resolver os problemas identificados na escola, assim como no âmbito do processo de ensino aprendizagem em termos de reformulações de metodologias de ensino, reorganização do currículo escolar, da proposta de avaliação, normas, em fim de uma reestruturação abrangente do processo educacional desenvolvido na escola, de forma coletiva com a participação dos membros da comunidade escolar, já que:

 O projeto político pedagógico, a nosso ver, passa a ser o único instrumento democrático para que a comunidade escolar possa se organizar e construir dentro de seu espaço, a sua autonomia, que será o impulsionador da descentralização de suas ações e o fortalecimento de atitudes democráticas e comunicativas     (CARVALHO e DIOGO, apud, VEIGA e RESENDE, 1998, p. 113).

      Neste entendimento, de democratização e autonomia possibilitada pelo projeto pedagógico ao processo de reformas e melhorias do sistema educacional vivenciado na escola, foi que, no primeiro encontro com membros da comunidade escolar, foram discutidas as problemáticas que interferem e dificultam numa melhor organização do trabalho escolar. Tal discussão foi bastante produtiva e deu inicio ao processo de construção do nosso projeto com levantamento de dados para a elaboração do diagnóstico da realidade problemática vivenciada na escola Antonio de Oliveira Gordo.
     No segundo momento foi realizada uma discussão para definição de um roteiro do que seria necessário conter em nossa proposta, com relação ao que seria importante contemplar neste projeto pedagógico, com o objetivo de, ao mesmo tempo, direcionar as próximas discussões, além de elaborar uma estrutura organizacional ao projeto.
      A partir deste momento, foram definidos os itens e realizadas várias discussões com as diferentes categorias da comunidade escolar como pais, alunos, funcionários, professores, direção, tendo neste projeto a contribuição de toda a comunidade escolar.
     A elaboração deste documento foi realizada em consonância com as discussões realizadas no período de 2008 a 2010 e sua finalização ocorreu no planejamento do ano letivo de 2010, ou seja, foram dois anos de discussões e sistematização para que a escola ganhasse seu Projeto Pedagógico na modalidade do Ensino Fundamental.
      O Projeto Político Pedagógico da Escola Antonio de Oliveira Gordo como um documento formal, é composto pelos segmentos básicos como: Apresentação, Introdução, Identificação, Histórico Escolar, Diagnóstico, Justificativa, Objetivos, Ações, Metas, Filosofia da Escola, Perfil da Comunidade Escolar, Proposta de Avaliação, Referencial Teórico, Organização Curricular, Normas de Organização Escolar, Direitos e Deveres dos Membros da Comunidade Escolar, Conselho de Classe, Projetos, Anexos e Bibliografia.
      Este Projeto resultado coletivo de discussões, reflexões, troca de experiências e outros, pretende reorganizar o processo educacional da escola e colocar em prática as ações elaboradas pela comunidade escolar, às quais deverão conduzir e direcionar o trabalho desenvolvido pela escola, garantir sua implantação e efetivação de um projeto que venha mediar e transformar o cotidiano escolar, numa efetivação contínua e flexível das ações educacionais com suas limitações e dificuldades, mas sempre com a perspectiva da mudança na sua estrutura organizacional, na instituição dos valores e atitudes de todos os atores envolvidos.
     Esperamos que este Projeto Político Pedagógico desperte em todos nós, membros do processo educativo desta escola, uma busca constante por melhores condições e qualidade de ensino e nos faça também acreditar na educação como instrumento de transformação, capaz de nos levar a plenitude da vida em sociedade.
     Neste sentido, é que apresentamos à comunidade escolar e a todos que tiverem interesse em conhecer, nossas angústias, problemas, reflexões, esperanças, sonhos, inquietudes, projetos, que de forma sucinta encontram-se expressas neste documento denominado de projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Antonio de Oliveira Gordo.

NOSSA MISSÃO

A missão da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio de Oliveira Gordo é educar para a cidadania, para a solidariedade e para o resgate de valores essenciais para a vida em sociedade. Isso tudo relacionado a uma educação de qualidade, com uma formação humana do aluno como cidadão para a vida e para o mundo do trabalho, garantindo-lhe o seu acesso e permanência nele, assim como proporcionar sua formação humana e intelectual, com condições que melhorem a sua qualidade da vida pessoal, familiar e social.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

1.1 Nome da Instituição Educacional Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio de Oliveira Gordo.

1.2. Endereço completo: Avenida das Palmeiras, centro, nº: 185, município de Moju/Pa

1.3.E-mail escolaaog@yahoo.com.br

1.4.Localização Zona Urbana

1.5.Reconhecimento Lei nº: 005/2014

1.6.Código da Escola: 15082067

1.7.Turno de funcionamento Matutino e Vespertino

1.8.Nível de Ensino ofertado: Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos.